sábado, 10 de novembro de 2007

Sobre o orkut, Deus e o Infinito.

Parece que tudo que todo mundo diz sobre qualquer um em testemoniais no orkut é igual. O quão fabulosa é tão pessoa, especial, amiga fiel, confiável, presente, divertida, o que quer que seja. Em 1024 caracteres, figuras de linguagem suficientes para encher dois livros de poesia. Principalmente metáforas e eufemismos, através do quais defeitos são transformados em qualidades e qualidades exaltadas como se fossem exclusivas. Alguns soam melhores, mais sinceros, mais profundos, proporcionalmente à familiaridade do autor com escrita. O conteúdo, entretanto, não varia muito. Se tudo o que se escreve sobre os outros fosse verdade a geração orkut seria a responsável por elevar o gênero humano a sua máxima potência.
Será hipocrisia? Prefiro acreditar que não. Prefiro acreditar na cegueira. Prefiro teorizar sobre os afetos. Afeto - essa palavra tão feia, tão morna, tão pouco romântica, com uma sonoridade tão distorcida.É ele que cria esse nebulosa no nosso universo - essa que dispersa a luz. Essa que se põe na distância entre as pessoas, que as aproxima e as torna cada vez mais tortas, mais cegas e mais felizes. Eis que essa nebulosa é como o tempo linear. É tão ilusória quanto necessária para evitar o caos. Pois afinal, quem se importa realmente até onde vai universo? O que nos aquece é estrela mais próxima, com toda sua insignificância.
Lendo os que eu escrevi, percebo que sou eu mesma mais um exemplo pra minha teoria. E me questiono - o quão realmente sinceras são minhas palavras. E me respondo - absolutamente sinceras. Procuro uma maneira de fugir do meu próprio cinismo, da minha própria desilusão, das minhas próprias teorias, no entanto eu não consigo. E cria-se um paradoxo nas minhas linhas. Ele está entre aquilo que eu sinto e a parte lógica, meramente matemática do meu cérebro.
E esse é o motivo de eu acreditar em Deus. É isso que extravasa as bordas do copo e está presente em todas as moléculas do meu corpo. É o que me é externo e ao mesmo tempo intrínseco e tão complexo que não pode ser verbalizado.
Em algum momento eu percebo que a verdade não importa. O que importa mesmo são os afetos - tão fluidos que não sei se são líquidos ou se são vapor. Que o que importa é essa linha mágica que conecta as pessoas no vão de suas imperfeiçoes. Essa que marca mais a pele do que arame farpado. E sua luz que, mais azul do que a da fibra óptica, envolve nossos olhos.
Importa mesmo aquele momento quando da lã se fez o fio. E o mundo só não é melhor porque ele não nos conecta a todos. Porque o ser humano não pode ser costurado à carne do mundo. Ele gosta do seu cubículo de repartição pública.

E é sobre isso que falam os testemonais do orkut.

9 comentários:

)borbas( disse...

Que profundo esse seu post!! De testemonials do Orkut a teologias e antropologia...caramba!!!

Mas, de longe, o que mais me agradou foi o roxo, o vermelho e azul!!!
Demais!!

Aliás, aquilo é amarelo manga!!

Saulo disse...

hum... o que falar desse post? ah, esse post foi legal, inteligente e superdemais, Letícia! se eu fosse falar tudo que tinha pra dizer, não caberia aqui!
tiadolui!
beijooooooooooooooooooooooooo!

concordo com muito disso aqui. muito bom.

Anônimo disse...

Eu at´gosto dos meus estimoniais, eles são inusitados.

Guilherme D. disse...

Hum... Gostei desse texto.
Mas, afinal, pra você, afeto é bom ou ruim?
Concordo qe vivemos numa cegueira, numa tentativa de parecer tudo perfeito. E acho que afeto é ruim. Sentimento fraco (se é que pode ser chamado de sentimento, afinal, todo sentimento é forte, fortíssimo) que nos ilude. Nos conecta mecanicamente à raça humana. Parece uma coisa assim: "só não te devoro porque você é um humano e eu sinto afeto pela minha raça!"
Falta sentimentos de verdade, menos hipocrisia e mais janelas da alma escancaradas. Para um monte de pessoas eu falaria "Vai se fuder! Não olha mais na minha cara!", mas o afeto e a moral me impedem de fazer isso...
Beijos.

PS.: post novo no meu blog.

Tatiane Ribeiro disse...

Pois é, enquanto lia o seu texto, ficava lembrando de todos os testemunials que eu já escrevi. Tentei encontrar algum que me excluísse dessa sua regra. Não deu.

Mas acho que é o afeto, aquele que vc disse que nos cega, que mais me afasta de Deus. É ele que me faz questionar se existe alguma coisa que 'controle' esse caos. Será?

Adorei o texto. Adorei o blog.

Anônimo disse...

hahaha!!!tenho dó de tudo isso.Existem pessoas que necessitam de atenção. Crimes ou pecados não podem ser esquecidos por belas e doces palavras de um depoimento. Nunca se esqueça disso!!!
Mordidas

Orange disse...

Testemoniais do orkut são algo como mijo de cachorro,
serve como demarcação de território, eles servem pra falar 'Tem coisas sobre essa pessoa que só eu sei falar, então ela é minha", e tipo, umas dez pessoas pensam assim.

Podem tb ser como sexo não egoísta, um escreve pra um pra marcar território, e o outro escreve tb um pra mostrar que aceitou a demarcação e via la dar pra pessoa.

Cômico que ja devo ter escrito uns 20 desses, acho que sou um cachorro mesmo.

Ana Paula disse...

Letícia!
No começo do texto, eu pensei: "concordo q os testemoniais são quase tds iguais, mas o q tá em jogo é mostrar pra pessoa q eu gosto dela!"
Q bom q vc chegou tbm a essa conclusão...é uma demontração de afeto! Eu fico feliz só pelo fato de alguém ter escrito algo pra mim, pq eu significo algo pra ela...
Fico feliz, então, tbm, q vc acompanhe meu diário de viagens!
Bjo!

Bruna Buzzo disse...

afeto é algo que faz tanta falta na vida da gente.

eu gosto de testemoniais do orkut sabe? antes gostava de faze-los comuns, como esses que vc falou. Eram sinceros, mas eram comuns, falavam coisas comuns misturadas com lembranças particulares minhas e da pessoas a quem eram dirigidos.
Agora gosto de escrever quando me vem alguma inspiração, quando tenho alguma idéia que acho bom, que acho que se encaixa.

Mais ou menos o mesmo que faço com os textos, escrever quando vem a inspiração. Quando bate a saudade.
Hoje, escrevi um testemonial e uma poesia. Nunca escrevo testemoniais, e nem poesias.
Me deu vontade, foram sinceros. Sentimentos fundos, profundos, profanos(?).

Sinceridade, acho que é o essencial dos testemonials.

Gostei do texto, e do modo como ele trata de diversos assuntos sem perder o rumo, seguindo um encadeamento lógico.

Bjs, e até mais ver!